Pesquisas em andamento

1. A INFÂNCIA EM SITUAÇÃO HUMANITÁRIA NOS ÂMBITOS LATINO-AMERICANO E EUROPEU: PERSPECTIVAS DA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO E DO DIREITO À SAÚDE. Ana Maria Eyng (Coordenadora)


Descrição O projeto problematiza a garantia de direitos da infância em situação humanitária, compreendendo as crianças em contextos de pobreza infantil. Os referenciais teórico-metodológicos subsidiam a análise do direito à educação e à saúde nas interfaces entre políticas de proteção da infância, relatórios de práticas de organizações e instituições que atuam na proteção da infância nos campos da saúde e da educação e as percepções de crianças e adolescentes em contextos cotidianos em situação humanitária. O trabalho tem como propósito: construir recursos em rede, no contexto Latino Americano e Europeu, para a partilha das melhores práticas, de procedimentos e instrumentos para formação e elevação dos standards profissionais na educação e na saúde para o atendimento da infância em situação humanitária. Palavras-chave: infância; situação humanitária; direitos humanos; educação; saúde; formação de profissionais; pobreza infantil.




2. O DIREITO À EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE - NEOMERITOCRACIA E NOVAS DESIGUALDADES – QUESTÕES POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Ana Maria Eyng (Coordenadora)


Descrição A investigação problematiza a educação como direito e/ou como mercadoria, na nova configuração do estado e da economia. A discussão se situa nos contextos caracterizados e atravessados pelos requisitos e indicadores econômicos que projetam uma neomeritocracia, ampliando processos de exclusão, como consequência da produção de novas desigualdades. No desenvolvimento do estudo, são abordadas as implicações e relações entre: a formação de professores, os direitos humanos, as violências nas escolas e suas implicações nos currículos e nas avaliações da educação básica e superior. O projeto vincula-se ao observatório de violências nas Escolas do PPGE/PUCPR e à rede de pesquisadores articulados pela Cátedra UNESCO Juventude, Educação e Sociedade. Palavras-Chave: Educação; Direitos Humanos; Participação; Currículo; Avaliação; Formação de Professores.